Parceiro

Como me tornar um correspondente bancário?

22/6/2023

O que é um correspondente bancário:

Um correspondente bancário, em resumo, é um intermediário entre o banco e os clientes. Ele cumpre a função como por exemplo oferecer os serviços financeiros para o cliente final e cumprir com os tramites burocráticos para que a transação seja efetuada. No caso específico do Brasil, esta profissão é muito importante para as cidades pequenas que não contam com a presença de agencias físicas. O pagamento de boletos em uma lotérica ou a assinatura de um crédito consignado também são bons exemplos desta prática.


Há três tipo de correspondente bancário:

Quais são as vantagens de ser um correspondente bancário?

Uma das principais vantagens em ser correspondente bancário é a liberdade para ter seus próprios horários e ter uma autogestão. No entanto, para isso, são necessárias uma boa organização e uma rede bem construída de contatos. Lembrando sempre que o correspondente bancário é comissionado, ou seja, quanto mais ações são concluídas pelo correspondente maior será a sua renda.


MEI pode ser tornar correspondente bancário?

A resposta é sim, porém o Código de Classificação Econômicas não se enquadra como MEI, desde 2012. No entanto, como o Banco Central não tem nenhuma regra específica para esta questão, o enquadramento tributário fica por conta da própria instituição financeira. Alguns bancos aceitam o código 8299 “Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriores” ou também a sub-atividade “escritório de representação – filial de empresas estrangeira, exceto bancos estrangeiros”. Estes, por sua vez, se enquadram na categoria MEI. Como desvantagem de ser correspondente bancário sob a categoria MEI, é que é possível contratar apenas um funcionário.


Como me torno um correspondente bancário?

Para se tornar um correspondente bancário é necessário ter uma certificação de alguma instituição credenciada. Atualmente, as instituições que oferecem esta certificação para correspondentes bancários são a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos)  e a ANEPS (Associação Nacional dos Profissionais e Empresas Promotoras de Crédito e Correspondentes no País). Com a certificação em mãos, o próximo passo é buscar um treinamento especializado para a função que deseja exercer como correspondente bancário. No caso do crédito consignado, é necessário oficializar uma parceria com uma promotora de crédito.


Correspondente bancário para crédito consignado:

A categoria de correspondente para crédito consignado, citada acima, é aquela focada em formalizar os contratos de crédito consignado entre o banco e o cliente final. O crédito consignado é aquele descontado em fonte, e que assim representa baixíssimo risco para quem fornece o crédito. Dentro do público alvo atendido estão os aposentados e pensionistas do INSS, servidores ativos/inativos federais, servidores ativos/inativos dos governos dos estados, servidores ativos/nativos das prefeituras, trabalhadores CLT que tem saldo em suas contas FGTS e os beneficiários de programas sociais. Em breve faremos um texto falando um pouco mais sobre esses grupos.


Responsabilidade e oportunidade

Para se tornar um corresponde bancário, além da certificação exigida por lei, é necessário ter organização e uma boa rede de contatos. Um correspondente bancário tem uma grande gama de produtos e serviços a oferecer e um campo de novidades e tecnologias que podem ser suas aliadas no dia a dia. É uma carreira com muita liberdade, mas que, ao mesmo tempo, requer muita responsabilidade. Para ajudar nesta tarefa, a Nova Promotora oferece um apoio personalizado e um suporte com os melhores sistemas do mercado. Conte conosco para você alavancar a sua carreira como corban e ter a estabilidade que tanto almeja.

Quer saber mais? Cadastre-se aqui.

Em breve nossa equipe comercial entrará em contato.
Obrigado por se inscrever!
Oops! Algum erro inesperado aconteceu. Tente novamente.

POSTS RELACIONADOS