As notícias mais recentes sobre o FGTS trazem falas do ministro do trabalho, Luiz Marinho, que afirmam as mudanças no saque-aniversário para o segundo semestre de 2023. Pois bem, Corban, o segundo semestre já está aqui e você precisa preparar sua operação para a possibilidade desse produto chegar ao fim.
Primeiramente devemos entender que em toda troca de gestão administrativa do governo existem mudanças estruturais e principalmente em programas promovidos pela gestão anterior. Mas ao mesmo tempo muitas dessas mudanças podem não ser tão significativas, como por exemplo uma mudança de nomenclatura. No entanto, ainda é necessário deixar sua operação preparada em meio à instabilidade do convênio FGTS.
Nossa primeira dica com certeza você já ouviu por aí: nunca coloque todos seus ovos em uma única cesta. Essa metáfora exemplifica perfeitamente a necessidade do correspondente bancário ser multiprodutos hoje em dia, justamente para não ficar sem produção em situações como a finalização de um produto ou extinção de um convênio.
Pensa com a gente: se as operações de FGTS fossem bloqueadas HOJE, a sua operação seguiria funcionando sem grandes impactos? Se sim, você já está diversificando seus produtos e está no caminho certo. Se não, corre para se prevenir porque esse momento pode estar próximo.
Significa que suas vendas não podem depender de um único meio de sobrevivência. Se hoje todos os seus vendedores estão focados no FGTS, experimente colocar metade da operação para vender portabilidade INSS ou margem livre de algum governo com grandes possibilidades de negócio, como por exemplo GOV SP ou GOV MG.
Ou ainda, se a maior parte de seus vendedores está focado em FGTS, mas você vê potencial de argumentação em alguns deles, faça um teste com o público do SIAPE: é uma venda mais trabalhada, mas que rende um ticket médio mais alto.
Dito isso, não é porque você não deve focar somente na produção de FGTS, que é o momento de parar de vender. Todo fim gera uma urgência. E esse é um gatilho mental muito poderoso para usar como argumento de venda.
Faça uma campanha com foco nas notícias do fim do saque-aniversário do FGTS e use o fim iminente como gatilho de urgência para converter mais vendas. A dúvida sobre até quando o valor poderá ser contratado desperta a urgência na decisão do cliente.
O gatilho da urgência restringe o poder da decisão devido ao tempo limitado que o cliente tem para analisar a proposta. A sensação de urgência o faz tomar uma atitude, finalizando o fechamento da venda.
Confira um exemplo de script que você pode utilizar para passar esse sentimento de urgência na sua proposta:
"Boa tarde Thiago, tudo bem? Imagino que você esteja acompanhando as notícias, as chances do saque-aniversário do FGTS acabar nos próximos meses é grande. A hora de fechar negócio é agora, depois disso vai ter que esperar ser demitido para poder sacar o seu dinheiro que está parado no FGTS."
Outra possibilidade é utilizar ferramentas como o tráfego pago e o disparo de sms e WhatsApp em massa para fortalecer a sua campanha.
Esse também é o melhor momento para fazer o remarketing dos clientes que recusaram a proposta inicialmente. Quando eles recusaram, o cenário era outro e não existia a possibilidade do fim da linha de crédito como existe atualmente, portanto o gatilho de urgência pode converter mais vendas de quem já recusou em outra ocasião.
As campanhas de indicação são muito efetivas no FGTS, e assim você pode alcançar mais pessoas sem gastar esforço operacional de prospecção. Para cada cliente de FGTS fechado, ofereça um valor simbólico em troca da indicação de outra pessoa com saldo disponível para saque. Você pode oferecer, por exemplo, R$ 50,00 a cada 3 indicações efetivadas.
Sabemos que mudar a direção dos negócios não é tarefa fácil, mas é uma flexibilidade necessária no canal do correspondente bancário. E para isso você pode contar com a Nova Promotora — temos uma equipe que fornece todo o direcionamento necessário para aplicar essas mudanças no seu time e alavancar suas vendas como Corban multiprodutos.