A gestão financeira pode ser uma das chaves para o sucesso de qualquer empresa, principalmente no mercado de crédito consignado e na gestão de call centers.
Todas as empresas precisam de um bom gerenciamento para evitar erros que possam trazer a perda de dinheiro, além de ter um caixa organizado para suportar as possíveis mudanças do mercado.
Neste post, reunimos informações essenciais para ajudá-lo a compreender como uma gestão financeira segura pode fazer a diferença no seu negócio e te ajudar a faturar mais.
A gestão financeira é um guia que ajuda você a cuidar da saúde do seu negócio, ela envolve ações para controlar, analisar e planejar suas finanças, dando uma previsão de escala e segurança para crescer.
O primeiro passo é fazer um plano de negócios financeiro para a sua empresa. Esse plano não é algo que você faz uma vez e esquece, precisa ser verificado com frequência.
Se sua empresa está crescendo, olhe para o plano a cada mês, a cada dois meses, semestralmente, anualmente e quando for necessário. Onde sua empresa se encontra no momento? Quais são suas metas e o que você precisa fazer para chegar lá?
O plano ajuda sua equipe financeira a entender para onde o dinheiro vai e o que a empresa precisa gastar de dinheiro estrategicamente para lucrar mais. As informações desse plano ajudam a criar projetos que se transformam em ações para fazer a empresa escalar.
Os correspondentes bancários são responsáveis pela intermediação das contratações de crédito consignado e recebem um percentual de comissionamento pelos contratos efetuados, seguindo a tabela de cada banco. A comissão varia de acordo com o serviço oferecido ao cliente, considerando as possibilidades de contratos que podem ser feitas.
Uma parte à vista, liberada assim que o contrato do cliente é aprovado. Porém, em alguns casos, há o comissionamento diferido, modelo que alinha a remuneração dos Correspondentes Bancários às mensalidades das parcelas do empréstimo do cliente, e então é paga uma Receita Recorrente durante o prazo do contrato, com possibilidade de antecipação.
Acompanhe seu fluxo de caixa diariamente para identificar possíveis variações e ajustar suas projeções. Isso ajudará a tomar decisões rápidas para otimizar a liquidez e evitar surpresas desagradáveis.
Utilize ferramentas de gestão financeira adequadas, como planilhas eletrônicas ou softwares de gerenciamento de fluxo de caixa. Observe sempre o modelo de negócios da promotora na qual você é parceiro para verificar a data de pagamento da comissão, se é por exemplo em D+0, D+1 ou D+2. Quanto antes você receber pelos seus serviços, melhor a eficiência do seu fluxo de caixa.
Comece fazendo um plano detalhado do fluxo de caixa, prevendo quanto vai ganhar e gastar. Isso envolve a análise de suas entradas de caixa provenientes dos pagamentos das propostas, levando em consideração os prazos.
Um ponto importante é o período da maciça* do INSS, que impacta no atraso de averbação de contratos, ou seja, na integração destas operações no sistema do INSS, e que como consequência atrasa todo o cronograma de pagamento das operações.
A projeção de fluxo de caixa permitirá que você tenha uma visão clara das futuras necessidades de caixa da empresa, para ter previsibilidade e tomar decisões mais seguras sem o receio de, no fim do processo, todo o esforço ser em vão e acabar lidando com dificuldades para honrar seus compromissos, seja com a folha salarial dos colaboradores ou de custos fixos como aluguel de salas, por exemplo.
Analise regularmente suas despesas e identifique áreas em que seja possível reduzir custos sem comprometer a qualidade do serviço. Uma gestão eficiente das despesas contribuirá para melhorar a saúde financeira da empresa e aumentar o fluxo de caixa disponível. Tenha regras para não gastar demais.
Mantenha um nível adequado de capital de giro para lidar com possíveis variações no fluxo de caixa. O capital de giro é a reserva de dinheiro disponível para cobrir despesas operacionais e financeiras quando as entradas de caixa são insuficientes. Calcule o capital de giro necessário com base na projeção do fluxo de caixa e mantenha uma reserva adequada para evitar problemas de liquidez.
Acompanhe indicadores financeiros relevantes, como o prazo médio de recebimento, o prazo médio de pagamento, o ciclo operacional e o ciclo de caixa. Esses números vão te ajudar a entender como sua empresa está indo e o que você pode fazer para melhorar.
Organize a estrutura de sua empresa para escalar, crescer rapidamente e com segurança, podendo aproveitar cada nova onda de oportunidades que o mercado entrega.
Mas lembre-se: é de extrema importância ter um controle rígido de custos para poder investir no momento certo e apertar o cinto em situações de vacas magras.
A imprevisibilidade do mercado de correspondentes bancários pode surgir a qualquer momento e muitos corbans sofrem por depender apenas de um produto. Como o mercado consignado tem suas oscilações de taxas é muito importante que sua empresa não dependa de apenas um produto!
É de extrema importância avaliar todos os produtos dentro do consignado e colocar parte da sua energia em alguns deles.
- Consórcio BMG: É como se fosse uma poupança em conjunto, porém para aquisição de imóvel, automóvel ou moto. Pessoas físicas ou jurídicas se unem, contribuem mensalmente e depois podem adquirir o bem com o dinheiro investido.
- Crédito pessoal Novo Saque: Trata-se de uma operação de empréstimo com pagamento via Cartão de Crédito, de forma 100% digital, possuindo Cédula de Crédito Bancária (CCB), que atua com grande aderência no Mercado Consignado, utilizando os 30% de compras dos Cartões RCC (Benefício) e RMC.
- Cartão Benefício: Ele é um cartão de crédito comum, que pode ser usado para fazer compras no comércio, saques ou pagar serviços. A diferença é que, do mesmo modo que o empréstimo consignado, a fatura é descontada diretamente do holerite ou conta bancária onde cai o benefício ou salário de quem contrata o produto.
- FGTS: É um tipo de empréstimo em que é possível antecipar o recebimento de parcelas futuras do saque-aniversário. Dessa forma, o saldo do FGTS do seu cliente é tido como uma garantia para que ele consiga o empréstimo.
Lembrando que cada empresa de crédito consignado é única, adapte essas práticas de acordo com as particularidades do seu negócio. Além disso, contar com o apoio de profissionais especializados em gestão financeira e contabilidade pode ser valioso para uma análise mais profunda e precisa do fluxo de caixa da empresa.
Se você está pronto para decolar sua empresa e se juntar aos melhores do mercado, convidamos você a se cadastrar e se tornar um parceiro NOVA PROMOTORA.
*Maciça: Todos os meses, os pagamentos que são realizados para os beneficiários do INSS são processados em uma folha de pagamentos pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social), a qual é responsável pela administração da base de dados do INSS. Este período, que normalmente dura aproximadamente 5 dias, é necessário para processar as informações que são relacionadas ao pagamento do beneficiário no mês posterior. Hoje temos mais de 38,2 milhões de beneficiários do INSS.