Recentemente, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) um decreto que regulamenta a margem consignável do SIAPE em 45%. Essa atualização tem um grande impacto no setor financeiro, especialmente para os correspondentes bancários. Vamos explorar os efeitos bancários para se adaptar e aproveitar ao máximo as oportunidades.
O novo decreto traz um aumento significativo das possibilidades de negócio para esse convênio, visto que a margem aumenta 5% em cima do salário do cliente, podendo chegar a valores bastante expressivos para o Corban.
Existem muitos servidores federais ainda ativos, sendo um público mais jovem que os beneficiários do INSS. Apesar de ter sua maior concentração na região Sudeste, trata-se de um convênio nacional, por isso abre possibilidade de negócio para Corbans de todos os estados do Brasil.
● Maior média salarial entre os convênios, logo, mais ticket médio;
● Maior grau de instrução;
● Perfil conservador;
● Questiona sobre os detalhes da operação;
● Recorre ao crédito para objetivos específicos;
Com o aumento na margem consignável, muitos servidores que não tinham mais margem disponível para empréstimos consignados agora poderão acessar esses valores. Isso vai ampliar a sua base de clientes em potencial, permitindo que você alcance uma maior audiência.
Além dos contratos novos, você pode oferecer cartões benefício, saques-complementares, seguros e muito mais para atender às diversas necessidades financeiras dos seus clientes.
Muitos servidores podem não estar totalmente cientes do aumento de margem do SIAPE. Eduque e mostre aos seus clientes os benefícios de contratar o aumento de margem, explicando como ela pode melhorar seu momento financeiro atual.
Lembre-se sempre que esse cliente possui maiores graus de instrução e conhecimento, então não deixe nenhuma informação para trás. Seja muito claro na hora de explicar sobre a nova proposta e ganhe a confiança do seu cliente.
Cada tomador possui necessidades e metas financeiras únicas. Faça perguntas e busque entender melhor o momento atual do cliente para oferecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades específicas.
Por exemplo: Um servidor pode estar buscando um empréstimo para lidar com despesas inesperadas, enquanto outro pode querer refinanciar suas dívidas para economizar mais dinheiro todo mês. Construa a sua venda sempre se baseando na necessidade do cliente, dessa forma você saberá quais objeções precisará quebrar e quais serão as informações mais relevantes para conduzir a venda.
Para o público SIAPE a transparência é fundamental. É por isso que apresentar evidências sociais pode simplificar muito as suas negociações.
Todos apreciam saber com quem estão lidando e entender o histórico e integridade das pessoas. No momento da negociação, isso não é diferente. Caso o cliente esteja com medo, oferecer provas sociais, como depoimentos de clientes satisfeitos que já fecharam negócios anteriormente, enviar o documento de CNPJ da sua empresa e o número da sua certificação de Correspondente Bancário junto à proposta pode ajudar a tirar as preocupações e construir confiança durante o processo de negociação.
À medida que as margens consignáveis evoluem, você tem a oportunidade de crescer ainda mais suas operações. Ficar informado, compreender as mudanças e adotar técnicas de vendas eficazes são os passos essenciais para aproveitar ao máximo esse momento quente do mercado consignado.
Está pronto para surfar nessa onda de oportunidades?
Conte com a Nova e tenha acesso a um atendimento comercial personalizado e as melhores ferramentas para alavancar suas vendas SIAPE! Cadastre-se abaixo e torne-se parceiro ainda hoje.
Ficou com alguma dúvida ou quer deixar alguma sugestão para um próximo blog? Deixe seu comentário abaixo. Juntos, vamos voar alto!
Fonte: https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-11.761-de-30-de-outubro-de-2023-520121352